GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA
As rochas são materiais sólidos, são agregados de minerais (um ou mais) que podem se apresentar em grandes massas ou em fragmentos. Para a mecânica das rochas, existem duas propriedades fundamentais. Quais são elas?
Coesão aparente e resistência concreta.
Coesão aparente e resistência à tração.
Coesão interna e resistência à tração.
Coesão interna e resistência interna.
Coesão aparente e resistência aparente.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
As placas litosféricas podem ser de natureza oceânica ou, de uma forma mais comum, compostas por porções da crosta continental e da crosta oceânica. Analise as afirmações abaixo sobre essas placas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As características das crostas superior e inferior, ou seja, SIAL e SIMA, respectivamente, são bastante distintas quanto a suas composições química, litológica, morfológica e dinâmica.
( ) Os limites convergentes das placas SIAL e SIMA são marcados por processos de erupções vulcânicas. Nesses limites, podem ocorrer cadeias montanhosas e províncias vulcânicas, como ocorrem na placa Pacífica.
( ) A crosta oceânica tem composição litológica mais heterogênea do que a continental, sendo formada por rochas ígneas ácidas que podem estar cobertas por camadas sedimentares.
( ) Quando placas oceânicas colidem, nas zonas de subducção, a mais densa e espessa, mergulha sob a outra em direção ao manto circulante, carregando os sedimentos acumulados sobre ela.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
V – F – F – V.
A crosta terrestre sofreu, no decorrer da história da Terra, processos endógenos presentes na formação do relevo.
Em relação aos processos endógenos presentes nessa formação, considere as afirmativas a seguir.
I. Orogenia de dobramento resulta de pressões horizontais que formam ondulações no terreno em estruturas plásticas.
II. Orogenia de falhamento é submetida a um esforço interno de grande intensidade (vertical ou inclinado) sobre rochas de estruturas rígidas que se quebram.
III. Diastrofismo resulta de movimentos da crosta produzidos por processos tectônicos provocados e propagados pela energia interna da Terra.
IV. Dobramentos geológicos resultam de pressões verticais que ocorrem, geralmente, sobre as rochas basálticas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Os minerais e rochas são matérias-primas fundamentais para a indústria da construção civil. A maioria dos materiais utilizados pelo ramo da Engenharia Civil vem dos recursos minerais. Diante dessa constatação, é relevante analisar essas estruturas geológicas com mais profundidade, bem como sua utilização na área de tecnologia.
Tendo em vista o texto acima, analise as assertivas que seguem:
Atualmente, a sociedade humana depende do uso das rochas, sobretudo na área da construção civil, onde tem vastíssima aplicação, desde a ornamentação para uso individual, até grandes estruturas urbanas.
Porque
Com o avanço da civilização, os seres humanos passaram a modificar as rochas, cortando-as, transportando-as, e utilizando-as como material de construção de suas casas, além de monumentos e aquedutos, pavimentação de ruas e inúmeras outras aplicações.
Assinale a alternativa correta.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
Com relação à caracterização geotécnica da rocha, analise as assertivas que seguem:
01. O granito tem grau de alteração muito alterado, de resistência branda, de consistência quebradiça e fraturamento mediano.
02. O xisto é resistente, consistente e muito fraturado.
04. O arenito tem grau de alteração alterado, é pouco resistente, embora consistente e ocasionalmente fraturado.
08. O granito, que é quebradiço, quebra-se facilmente ao golpe de martelo, ou ainda, tem suas bordas quebradas pela pressão dos dedos.
16. O arenito esfarela ao golpe do martelo e desagrega sob pressão dos dedos.
32. O xisto tem sua superfície dificilmente riscada por lâmina de aço.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
Coesão aparente e resistência concreta.
Coesão aparente e resistência à tração.
Coesão interna e resistência à tração.
Coesão interna e resistência interna.
Coesão aparente e resistência aparente.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
As placas litosféricas podem ser de natureza oceânica ou, de uma forma mais comum, compostas por porções da crosta continental e da crosta oceânica. Analise as afirmações abaixo sobre essas placas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As características das crostas superior e inferior, ou seja, SIAL e SIMA, respectivamente, são bastante distintas quanto a suas composições química, litológica, morfológica e dinâmica.
( ) Os limites convergentes das placas SIAL e SIMA são marcados por processos de erupções vulcânicas. Nesses limites, podem ocorrer cadeias montanhosas e províncias vulcânicas, como ocorrem na placa Pacífica.
( ) A crosta oceânica tem composição litológica mais heterogênea do que a continental, sendo formada por rochas ígneas ácidas que podem estar cobertas por camadas sedimentares.
( ) Quando placas oceânicas colidem, nas zonas de subducção, a mais densa e espessa, mergulha sob a outra em direção ao manto circulante, carregando os sedimentos acumulados sobre ela.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
V – F – F – V.
A crosta terrestre sofreu, no decorrer da história da Terra, processos endógenos presentes na formação do relevo.
Em relação aos processos endógenos presentes nessa formação, considere as afirmativas a seguir.
I. Orogenia de dobramento resulta de pressões horizontais que formam ondulações no terreno em estruturas plásticas.
II. Orogenia de falhamento é submetida a um esforço interno de grande intensidade (vertical ou inclinado) sobre rochas de estruturas rígidas que se quebram.
III. Diastrofismo resulta de movimentos da crosta produzidos por processos tectônicos provocados e propagados pela energia interna da Terra.
IV. Dobramentos geológicos resultam de pressões verticais que ocorrem, geralmente, sobre as rochas basálticas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Os minerais e rochas são matérias-primas fundamentais para a indústria da construção civil. A maioria dos materiais utilizados pelo ramo da Engenharia Civil vem dos recursos minerais. Diante dessa constatação, é relevante analisar essas estruturas geológicas com mais profundidade, bem como sua utilização na área de tecnologia.
Tendo em vista o texto acima, analise as assertivas que seguem:
Atualmente, a sociedade humana depende do uso das rochas, sobretudo na área da construção civil, onde tem vastíssima aplicação, desde a ornamentação para uso individual, até grandes estruturas urbanas.
Porque
Com o avanço da civilização, os seres humanos passaram a modificar as rochas, cortando-as, transportando-as, e utilizando-as como material de construção de suas casas, além de monumentos e aquedutos, pavimentação de ruas e inúmeras outras aplicações.
Assinale a alternativa correta.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
Com relação à caracterização geotécnica da rocha, analise as assertivas que seguem:
01. O granito tem grau de alteração muito alterado, de resistência branda, de consistência quebradiça e fraturamento mediano.
02. O xisto é resistente, consistente e muito fraturado.
04. O arenito tem grau de alteração alterado, é pouco resistente, embora consistente e ocasionalmente fraturado.
08. O granito, que é quebradiço, quebra-se facilmente ao golpe de martelo, ou ainda, tem suas bordas quebradas pela pressão dos dedos.
16. O arenito esfarela ao golpe do martelo e desagrega sob pressão dos dedos.
32. O xisto tem sua superfície dificilmente riscada por lâmina de aço.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
I, II e IV.
I, II e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
As placas litosféricas podem ser de natureza oceânica ou, de uma forma mais comum, compostas por porções da crosta continental e da crosta oceânica. Analise as afirmações abaixo sobre essas placas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As características das crostas superior e inferior, ou seja, SIAL e SIMA, respectivamente, são bastante distintas quanto a suas composições química, litológica, morfológica e dinâmica.
( ) Os limites convergentes das placas SIAL e SIMA são marcados por processos de erupções vulcânicas. Nesses limites, podem ocorrer cadeias montanhosas e províncias vulcânicas, como ocorrem na placa Pacífica.
( ) A crosta oceânica tem composição litológica mais heterogênea do que a continental, sendo formada por rochas ígneas ácidas que podem estar cobertas por camadas sedimentares.
( ) Quando placas oceânicas colidem, nas zonas de subducção, a mais densa e espessa, mergulha sob a outra em direção ao manto circulante, carregando os sedimentos acumulados sobre ela.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
V – F – F – V.
A crosta terrestre sofreu, no decorrer da história da Terra, processos endógenos presentes na formação do relevo.
Em relação aos processos endógenos presentes nessa formação, considere as afirmativas a seguir.
I. Orogenia de dobramento resulta de pressões horizontais que formam ondulações no terreno em estruturas plásticas.
II. Orogenia de falhamento é submetida a um esforço interno de grande intensidade (vertical ou inclinado) sobre rochas de estruturas rígidas que se quebram.
III. Diastrofismo resulta de movimentos da crosta produzidos por processos tectônicos provocados e propagados pela energia interna da Terra.
IV. Dobramentos geológicos resultam de pressões verticais que ocorrem, geralmente, sobre as rochas basálticas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Os minerais e rochas são matérias-primas fundamentais para a indústria da construção civil. A maioria dos materiais utilizados pelo ramo da Engenharia Civil vem dos recursos minerais. Diante dessa constatação, é relevante analisar essas estruturas geológicas com mais profundidade, bem como sua utilização na área de tecnologia.
Tendo em vista o texto acima, analise as assertivas que seguem:
Atualmente, a sociedade humana depende do uso das rochas, sobretudo na área da construção civil, onde tem vastíssima aplicação, desde a ornamentação para uso individual, até grandes estruturas urbanas.
Porque
Com o avanço da civilização, os seres humanos passaram a modificar as rochas, cortando-as, transportando-as, e utilizando-as como material de construção de suas casas, além de monumentos e aquedutos, pavimentação de ruas e inúmeras outras aplicações.
Assinale a alternativa correta.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
Com relação à caracterização geotécnica da rocha, analise as assertivas que seguem:
01. O granito tem grau de alteração muito alterado, de resistência branda, de consistência quebradiça e fraturamento mediano.
02. O xisto é resistente, consistente e muito fraturado.
04. O arenito tem grau de alteração alterado, é pouco resistente, embora consistente e ocasionalmente fraturado.
08. O granito, que é quebradiço, quebra-se facilmente ao golpe de martelo, ou ainda, tem suas bordas quebradas pela pressão dos dedos.
16. O arenito esfarela ao golpe do martelo e desagrega sob pressão dos dedos.
32. O xisto tem sua superfície dificilmente riscada por lâmina de aço.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
V – F – F – V.
A crosta terrestre sofreu, no decorrer da história da Terra, processos endógenos presentes na formação do relevo.
Em relação aos processos endógenos presentes nessa formação, considere as afirmativas a seguir.
I. Orogenia de dobramento resulta de pressões horizontais que formam ondulações no terreno em estruturas plásticas.
II. Orogenia de falhamento é submetida a um esforço interno de grande intensidade (vertical ou inclinado) sobre rochas de estruturas rígidas que se quebram.
III. Diastrofismo resulta de movimentos da crosta produzidos por processos tectônicos provocados e propagados pela energia interna da Terra.
IV. Dobramentos geológicos resultam de pressões verticais que ocorrem, geralmente, sobre as rochas basálticas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Os minerais e rochas são matérias-primas fundamentais para a indústria da construção civil. A maioria dos materiais utilizados pelo ramo da Engenharia Civil vem dos recursos minerais. Diante dessa constatação, é relevante analisar essas estruturas geológicas com mais profundidade, bem como sua utilização na área de tecnologia.
Tendo em vista o texto acima, analise as assertivas que seguem:
Atualmente, a sociedade humana depende do uso das rochas, sobretudo na área da construção civil, onde tem vastíssima aplicação, desde a ornamentação para uso individual, até grandes estruturas urbanas.
Porque
Com o avanço da civilização, os seres humanos passaram a modificar as rochas, cortando-as, transportando-as, e utilizando-as como material de construção de suas casas, além de monumentos e aquedutos, pavimentação de ruas e inúmeras outras aplicações.
Assinale a alternativa correta.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
Com relação à caracterização geotécnica da rocha, analise as assertivas que seguem:
01. O granito tem grau de alteração muito alterado, de resistência branda, de consistência quebradiça e fraturamento mediano.
02. O xisto é resistente, consistente e muito fraturado.
04. O arenito tem grau de alteração alterado, é pouco resistente, embora consistente e ocasionalmente fraturado.
08. O granito, que é quebradiço, quebra-se facilmente ao golpe de martelo, ou ainda, tem suas bordas quebradas pela pressão dos dedos.
16. O arenito esfarela ao golpe do martelo e desagrega sob pressão dos dedos.
32. O xisto tem sua superfície dificilmente riscada por lâmina de aço.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Os minerais e rochas são matérias-primas fundamentais para a indústria da construção civil. A maioria dos materiais utilizados pelo ramo da Engenharia Civil vem dos recursos minerais. Diante dessa constatação, é relevante analisar essas estruturas geológicas com mais profundidade, bem como sua utilização na área de tecnologia.
Tendo em vista o texto acima, analise as assertivas que seguem:
Atualmente, a sociedade humana depende do uso das rochas, sobretudo na área da construção civil, onde tem vastíssima aplicação, desde a ornamentação para uso individual, até grandes estruturas urbanas.
Porque
Com o avanço da civilização, os seres humanos passaram a modificar as rochas, cortando-as, transportando-as, e utilizando-as como material de construção de suas casas, além de monumentos e aquedutos, pavimentação de ruas e inúmeras outras aplicações.
Assinale a alternativa correta.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
Com relação à caracterização geotécnica da rocha, analise as assertivas que seguem:
01. O granito tem grau de alteração muito alterado, de resistência branda, de consistência quebradiça e fraturamento mediano.
02. O xisto é resistente, consistente e muito fraturado.
04. O arenito tem grau de alteração alterado, é pouco resistente, embora consistente e ocasionalmente fraturado.
08. O granito, que é quebradiço, quebra-se facilmente ao golpe de martelo, ou ainda, tem suas bordas quebradas pela pressão dos dedos.
16. O arenito esfarela ao golpe do martelo e desagrega sob pressão dos dedos.
32. O xisto tem sua superfície dificilmente riscada por lâmina de aço.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
Com relação à caracterização geotécnica da rocha, analise as assertivas que seguem:
01. O granito tem grau de alteração muito alterado, de resistência branda, de consistência quebradiça e fraturamento mediano.
02. O xisto é resistente, consistente e muito fraturado.
04. O arenito tem grau de alteração alterado, é pouco resistente, embora consistente e ocasionalmente fraturado.
08. O granito, que é quebradiço, quebra-se facilmente ao golpe de martelo, ou ainda, tem suas bordas quebradas pela pressão dos dedos.
16. O arenito esfarela ao golpe do martelo e desagrega sob pressão dos dedos.
32. O xisto tem sua superfície dificilmente riscada por lâmina de aço.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
07
53
15
26
41
Observe o ciclo das rochas, a seguir.
Fonte: Disponível em:. Acesso em 25 set. 2015.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.
Observe atentamente à figura abaixo e, em seguida, analise as assertivas que seguem:
Fonte: EAD/Uniube
I) Fica evidente, por meio da análise da figura, que a placa tectônica africana e a placa tectônica sul-americana estão em movimento divergente, uma vez que as porções de terras que formam esses dois continentes são complementares.
II) Fica evidente, por meio da análise da figura, que os fósseis encontrados na África podem ser também encontrados no Brasil, uma vez que no passado existia apenas um supercontinente denominado Pangea.
III) A teoria da deriva dos continentes é a mais aceita para explicar o distanciamento entre os dois grandes continentes representados na figura.
IV) Na verdade, existe uma falha geológica meso-Atlântica em intensa atividade vulcânica, o que promove o distanciamento entre os dois continentes e justifica o aparecimento de fósseis similares tanto na África quanto no Brasil.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
I, II e III
I e III
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.
A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.